sexta-feira, 10 de Maio de 2024  09:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e leve-a a ...
» ver mais receitas


EVENTOS


TEATRO

imprimir resumo

Humor a Vapor (BRA.)

Humor a Vapor (BRA.)


dia 3 de Novembro pelas 21h30/ ano 2009

Cine Teatro de Estarreja


Esta nova realização teatral da actriz e produtora Bia Nunnes, chega à cena na sequência de seu último trabalho na TV, Negócio da China, novela de Miguel Falabella finalizada em Março de 2009, pela Rede Globo de Televisão.
br> Em Humor a Vapor, homenageiam-se os actores, autores, directores e compositores do teatro de comédia, cobrindo um período de mais de oito décadas, cuja influência maior chega ao Brasil, através do teatro português.
Bia Nunnes, fez seu “baptismo artístico” no palco do Teatro O Tablado, com a renomada Maria Clara Machado, ainda adolescente. Desenvolveu-se no teatro profissional simultaneamente com a TV. Actriz cómica e dramática também no cinema e especialmente no teatro, Bia, vem criando e produzindo desde os anos 80. Agora, realiza em parceria com o autor, cenógrafo e premiado director Fernando Berditchevsky, um sonho há muito acalentado, esta singela homenagem ao teatro de comédia.
Humor a Vapor reúne autores e compositores variados que fizeram a história da graça e do prazer do público teatral, construindo sua popularização, e traz ainda, ao lado de Bia Nunnes, o actor Beto Coville, recentemente em cartaz na elogiada montagem O Senhor das Flores.
Num nível mais pessoal, a montagem revela relações afectivas de Bia, que “vem de berço”. Neta e filha de autores que se consagraram com a escrita de humor, conviveu na infância com uma geração de grande nomes do teatro, contemporâneos e amigos de seu avô, Lauro Nunes, cujo pseudónimo foi “Terra de Sena”, importante tradutor e editor, em toda a primeira metade do Séc XX. O pai de Bia, é o consagrado Max Nunes, da televisão brasileira, um prodígio que começando nas artes ainda muito jovem nos “anos de ouro do rádio brasileiro”, revelou-se primeiramente cantor sendo inclusive acompanhado ao violão pelo grande Noel Rosa. Max Nunes, também foi cronista na imprensa carioca, produzindo e escrevendo dezenas de peças teatrais, além de criar e redigir textos para o Teatro de Revista e inesquecíveis programas da TV. Max, actualmente, é um veterano em actividade, escrevendo e participando das gravações na Rede Globo de Televisão no Programa do Jô (Jô Soares).
É desejo de Bia Nunnes, ao elaborar esta produção em que apresenta textos ágeis repletos de referências históricas, belas músicas e imagens curiosas, que seu Humor a Vapor, viaje por muitas localidades, como fizeram no passado inúmeras companhias teatrais: encontrando-se com o público e promovendo o prazer do riso.

Bia Nunnes
Carioca da gema, de Copacabana, Bia é neta e filha de escritores.
Seu avô Lauro Nunes, jornalista, que se subscrevia com o pseudônimo de Terra de Sena, foi um dos mais importantes tradutores e Humoristas da primeira metade do Séc XX.
Seu pai, escritor, dramaturgo, autor de inúmeras Revistas, Musicais, tradutor, humorista, compositor e criador de programas do período de ouro do rádio e criador de programas inesquecíveis da TV brasileira é Max Nunes. Na Rede Globo de Televisão desde sua fundação até hoje(2009), no Programa do Jô Soares, Max Nunes, criou entre centenas de outras composições a campeã das campeãs dos carnavais: “Bandeira Branca” celebrizada na interpretação de Dalva de Oliveira.
Bia Nunnes, iniciou sua carreira artística no teatro, pelas mãos de Maria Clara Machado, ainda adolescente, no Teatro Tablado, onde realizou mais de dez peças da autora, sendo agraciada com o Prêmio Mambembe de Melhor Atriz. Neste período, também de formação, Bia, estudou com Amir Haddad, Sérgio Brito, Eric Nielsen, Glórinha Beutmüller e Hamilton Vaz Pereira, no Teatro dos Quatro. Bia, conta já, com mais de trinta anos ininterruptos de realizações no Teatro profissional brasileiro, na Televisão e no cinema.
Ainda na juventude, participou do sucesso infanto-juvenil “Ali Babá e os Quarenta Ladrões” escrito e dirigido por Wolf Maia. Criou com Fernando Berditchevsky uma troupe circense que foi indicada para o Prêmio Mambembe como Melhores Autores de Teatro Infantil. Foi indicada como Melhor atriz para outro Prêmio Mambembe na peça “A menina e O Vento”, que marcou a estréia da atriz Marília Pêra como Diretora Teatral.

Beto Coville
Actor e encenador, estudou teatro na Escola Célia Helena em São Pau- lo, além de frequentar aulas com Michel Margota e Márcia Haufrecth, membros do Actor's Sdudio de NY.
Trabalha no Brasil e Portugal, onde mora a 16 anos. Fez parte dos grupos de Teatro “Mazzaropi”, sob a orientação de Cassio Scapin, e “Espalhafatos”, teatro infantil, ambos em São Paulo.
Em Portugal fez parte do grupo “ Almacave”, de Lamego, onde trabalhou com José Abreu. Neste momento orienta o grupo “Teatraço”.
Como actor, participou de vários Festivais de Teatro como o Fitei, no Porto, o Festeixo em Viana do Castelo, o Festival Internacional de Teatro de Angra do Heroismo, nos Açores e o Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
Participa desde 2006 no grupo de Marcia Haufrecth, Atriz e Diretora americana que desenvolve o “Metodo” com o grupo resultando em performances. Desempenhou os papeis: “Marc” da peça “Stil Life” de Emily Mann (Agosto-2006), Handsman da tragédia grega “Edipo” de Sófocles (agosto-2007) e “Richard” de “Everything in the Garden” de Albee (agosto-2008), Teatro da Trindade, Lisboa.
Em 2007 fez parte do júri do Festival de Cinema e Video de Gramado, o mais importante Festival de Cinema do Brasil.
Faz parte da “Casa de Lorca”, grupo restricto de tradutores das obras do autor espanhol, por sua adaptação da peça “A Casa de Bernarda Alba”, de 2002.

Fernando Berditchevsky

Autor, diretor, cenógrafo, figurinista, produtor e professor de interpretação e improvisação teatral no Teatro Tablado desde o ano de 1983.
Coordenador de teatro de bonecos, de animação e de teatro de rua infanto-juvenil da Prefeitura do Rio 2003 / Jan. 2009.
Diretor Artístico do Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck da Rede de Teatros do Rio / Secretaria Municipal das Culturas 2003 / Jan.2009.
Iniciou a carreira artística como ator em 1972, com Maria Clara Machado, participando do elenco permanente do Teatro Tablado em 12 espetáculos, destacando-se os prestigiados, “Pluft, o Fantasminha”, “O Cavalinho Azul” (1975), e o papel-título de “O Patinho Feio” comemoração de 25 anos do Teatro O Tablado.
Desde 1983 é professor de Interpretação e Improvisação Teatral no Teatro O Tablado.
Profissionalizou-se em 1976 através do Grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, dirigido por Hamilton Vaz Pereira, na montagem escrita e dirigida por seu assistente João Carlos Mota, “Dependências de Empregada” que gerou grandes manifestações contra a censura à montagens de espetáculos no período da Ditadura Militar no Brasil – Ano de 1974.
A partir de 1980, estreou como Diretor e cenógrafo profissional. Neste mesmo ano recebeu o Prêmio Mambembe de Diretor Revelação e nos anos seguintes (1982,1983 e 1984) duas vezes o Prêmio Mambembe de Melhor Diretor e o Prêmio Moliere.
Nas 43 montagens profissionais que dirigiu até o presente momento, 30 delas, foram dedicadas para o público juvenil. Nestas produções, recebeu com seus colaboradores (atores e equipe de criação) 21 prêmios nas categorias: Atores, Atrizes, Cenógrafo, Figurinista, Iluminação, Melhores Espetáculos do Ano, Autor, Direção Musical e Direção Geral.
Desde 1990 realizou 18 Oficinas e Workshops de Interpretação e Improvisação Teatral.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®